22 de novembro de 2011

Como registrar e usar domínio próprio no Blogger (Seu próprio endereço na internet)

Todos queremos um blog exclusivo e isso muitas vezes começa pelo endereço do blog, registrando um domínio próprio para não usar o endereço em formato padrão do Blogger (algo como SEU_Blog.blogspot.com). Você pode registrar um domínio com o nome que desejar e usar uma extensão como “SEU_Blog.com” ou “SEU_Blog.com.br” ou qualquer outro que estiver disponível e continuar usando os serviços gratuitos do Blogger. Veja como!

Introdução: Respondendo dúvidas comuns!

1. Depois de comprar e configurar o novo endereço (domínio) o Blogger vai redirecionar todo o conteúdo do meu blog para o novo endereço automaticamente?

Sim. Tudo o que já está publicado em seu blog será apontado para o novo endereço, inclusive o que já está indexado no Google e você não precisará fazer nada. O Blogger cuidará de todos os detalhes.

E se alguém digitar o endereço antigo do seu blog, irá para o endereço novo (para o novo domínio).

2. Se quiser voltar para o endereço antigo, voltar a usar o padrão do Blogger (Blogspot), também redireciona automático?

Sim. Do mesmo modo que antes, tudo será automático e o Blogger cuidará de reapontar seu endereço antigo para o novo.

3. Posso continuar usando o Blogger, o painel de serviços, a hospedagem gratuita, os mesmos templates e gadgets, bem como o PicasaWeb para manter meu blog na internet?

Sim. Quando você registrar um domínio, você só vai dizer ao Blogger que deseja usar um novo endereço, mas tudo continuará como antes. O painel do Blogger será o mesmo e o serviço continuará gratuito.


Comprando o Domínio

Registrar um domínio não é gratuito, então a primeira coisa a fazer é comprar um domínio, comprar o endereço que você deseja usar em seu blog. Isso pode ser em qualquer serviço que faz isso. Caso você não saiba como fazer eu recomendo a King Host que 99% das configurações para você e é brasileiro, totalmente em português e você pode pagar tanto com cartão de crédito, quanto com boleto bancário.

Nesta opção que vamos indicar você terá o seu domínio e também o seu próprio endereço de e-mail. Ex. contato@meublog.com.br .

Você só precisa registrar um domínio, encontrar um nome que deseja e registrar e seguir o passo a passo abaixo:

As amigas e amigos do Blog Fina & Moderna tem o privilegio de obter 10% de desconto e o melhor preço para este serviço. Atenção: Você terá dois valores a ser pagos. O primeiro é referente ao registo do domínio (nome do seu site) que pago uma vez durante o ano. O Segundo é referente ao serviço da hospedagem, e-mails personalizados e demais serviços.






Passo 1 – Clique no banner acima ou acesse http://www.kinghost.com.br/promo/SUPERAMIGO.html

Deverá aparecer a mensagem "PARABÉNS! Você ganhou 10% de desconto com o código SUPERAMIGO nas primeiras 3 mensalidades . Válido também para Revenda"

Passo 2 – Escolha o plano que melhor lhe atender. O plano mega atende muito bem e é o mais barato alem de dar suporte a WordPress. Clique em Assinar.

Passo 2 – Daqui por diante a King Host lhe ajudara a registrar e a configurar o seu novo domínio (Endereço do blog ou site) caso prefira.



Dai por diante é só preencher os dados cadastrais escolhe a melhor forma de pagamento, efetuar o pagamento e aguardar a liberação da hospedagem. 

Infelizmente leva alguns dias (ao menos uns 2 dias) para ter o domínio liberado para usar. Quando estiver liberado, volte aqui para continuar. Salve o nosso blog em seu favoritos e retorne assim que for que receber a mensagem em seu e-mail avisando da liberação.

Passo 2 – Configurando o novo Domínio

O próximo passo depois de ter o domínio comprado, pago, e liberado para uso, é ir ao painel de controle do serviço onde você comprou o domínio para fazer as configurações de apontamento. Vou mostrar aqui como se fosse no KingHost , mas o modelo é igual para qualquer serviço, inclusive os nomes das configurações.

A única coisa que você precisa fazer depois de ter o domínio liberado para uso, é ir ao painel do serviço onde ele está registrado, acessar a conta que você criou lá nesse serviço e ir para as configurações do seu domínio.



Procure por algo como “Gerenciar DNS” quando selecionar o seu novo domínio registrado. Aqui você precisará criar um “CNAME”, com os seguintes dados:

Tipo: CNAME
Host: www
Destino: ghs.google.com



Passo 3 – Redirecionando no Blogger

Depois de ter o domínio comprado, liberado e com o “CNAME” criado, agora vamos para o painel do Blogger para proceder com o redirecionamento.

Entre no painel do Blogger com a sua conta, exatamente como você sempre fez.

Clique no menu “Configurações” ~> “Publicação” e depois clique no link “Alterar para: Domínio personalizado”, como ilustra a imagem:



Aparecerá abaixo novas opções para entrar com um novo domínio. Nesse ponto, então, clique no link que apareceu à direita do painel que diz “Ir para configurações avançadas”:


Mudará novamente as opções e é aí que você digitará o novo endereço que você registrou.


Faça a verificação de palavras (verificação de segurança do Blogger antes de fazer modificações importantes), e clique no botão “SALVAR CONFIGURAÇÕES”. E pronto. Todos os passos necessários já foram executados para o redirecionamento de domínio do seu blog.

Atenção:

Você continuará acessando o painel www.blogger.com para editar e atualizar o seu blog. A unica mudança é que invés de acessar o endereço meublog.blogspot.com vc passar a acessar e divulgar e a ser encontrado pelo endereço meublog.com.br.


E-mail Criado

O e-mail foi criado automaticamente. meublog@meublog.com.br, para acessa-lo entre no link webmail.meublog.com.br. A senha de acesso ao e-mail se encontra no e-mail que você recebeu da KingHost com as demais instruções.

Esperamos que tenha apreciado as dicas acima.

0 comentários:

Postar um comentário